quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escolha do Terreno

Vou financiar o terreno e a construção pelo Minha Casa Minha Vida. Pretendo pegar no máximo 85 mil reais. Aqui, no interior do interior de SC, numa das cidades mais pobres do estado deve dar, certo? Não é bem assim. O preço do imóvel na miserável Lages é um absurdo. Se eu economizar o dinheiro do aluguél por 25 anos não pago uma casa. Estou procurando por terrenos baratos, mas que não fiquem tão longe do trabalho ou da minha família. Na região da cidade onde eu moro um terreno custa em média 80 mil, e infelizmente eu sou pobre e não tenho como pagar. O curioso é que o meu aluguél numa casa muito boa, com dois quartos grandes, cozinha grande, acabamentos de boa qualidade custa 300 reais (e as minhas vizinhas aqui acham caro).

Resolvi procurar no bairro da minha mãe (área menos favorecida da cidade), mas os preços também não estão muito interessantes. Achei dois terrenos, um com 350m² por 40 mil, e um com 250m² por 45 mil (o último já com muros que eu poderia aproveitar). Não me perguntem por que o menor custa mais caro que eu não sei, os dois são praticamente planos e o menor e mais caro tem algumas árvores frutíferas e é mais sujo do que o mais barato.

Já estava conformada em pagar mais no terreno e diminuir a construção quando pego um caminho diferente para ir à casa da minha mãe e encontro um terreno com placa de imobiliária. Anotei o telefone e mais tarde descobri que o terreno está num rolo que eu nem sei explicar e ja voltei a ficar frustrada, mas meu marido ainda não desistiu dele e vai investigar a fundo esse rolo e depois estudaremos a possibilidade de comprá-lo.

Existem outras opções em outras áreas da cidade, mas meus pais, meus avós, meus tios maternos e paternos moram desse lado da cidade, e eu também trabalho por aqui. NÃO QUERO IR PARA LONGE!

Dúvidas que eu tenho e amanhã meu marido vai perguntar na Caixa:

- A rua precisa ser pavimentada?
- O engenheiro da Caixa pode dizer que o terreno vale menos do que o valor que eu acertar com o vendedor?
- Como sou funcionária pública recebo vencimento e gratificações. Soma tudo isso para liberar o empréstimo?

Já sei que tem consultas no SPC e SERASA, e meu marido tem um cheque que está sumido desde 2007. Já dei um ultimato, esta semana ele vai ter que resolver isso. Vou fazer uma verificação na receita federal também para me certificar de que está tudo certinho.

AMANHÃ VOU ESCREVER TUDO QUE DESCOBRIRMOS NA CAIXA. Mesmo que ninguém leia, eu mesma relendo o que escrevi vou tendo idéias.

Um comentário:

  1. Oi Eliane, obrigada pela visitinha, estou seguindo teu blog e desejo muita sorte e sucesso para você, eu utilizei a caixa federal, eles usam todos os vencimentos sim para avaliar teu financiamento, se tiverem fundo de garantia podem usar também só que demora um pouquinho mais para liberar, geralmente eles avaliam por menos na caixa federal, tem uma tabela, mas conversa direitinho na caixa federal e te aconselho a te certificar bem da legalidade do terreno, porque por esses rolos a caixa lava as mãos, tipo iptu eles não verificam, espero ter te ajudado, beijos, boa sorte.

    ResponderExcluir